Criada em 2013 por João Paulo Barrinha, a “Walking Camera Project” assume-se como plataforma informal destinada à produção de diversas atividades e projectos pessoais, com forte componente performativa e didática, inspirados na história da fotografia, através da sua prática.
Tendo como atividade central a fotografia à la minute, esta desenvolve-se através do projecto “A Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo”, onde o acto fotográfico é encarado como performance, em diversos eventos ou projectos pessoais.

Num mundo em permanente mutação e procura pela novidade, sempre mais rápido e voraz, por vezes é preciso parar. Olhar para trás, revisitar as nossas memórias e origens, para não perdermos a verdadeira noção de quem somos, da nossa identidade.

Este projecto parte do prazer manual do manuseio dos processos pelos quais se formam as imagens, e associa esse acto à consciência de que todas as fotografias são como pequenos fragmentos de memórias fora do corpo, ou fios de uma grande malha que se chama(m) vida(s).
E como a história não se faz apenas do passado, mas sim de um contínuo de tempo e acções – a história também é hoje -, esta plataforma abriga debaixo de um mesmo chapéu, diversos outros projectos, de inspiração contemporânea, nas áreas da fotografia, do vídeo e da educação.

[ A Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo ] [ Oferta formativa ]