João Paulo Barrinha

© Manuel Guerra Pereira
João Paulo Barrinha (Cantanhede, 1964), vive em Torres Vedras desde 1975.
Nas áreas de fotografia e vídeo, realizou diversas formações profissionais no CENJOR, AR.CO e RESTART. É licenciado em Fotografia pelo Instituto Politécnico de Tomar.
Fotógrafo, formador e videógrafo, iniciou-se profissionalmente na fotografia com funções de jornalista/repórter fotográfico, atividade que exerceu por três anos, em diversos órgãos de comunicação social, de carácter regional e nacional.
Como autor, encara o ato de fotografar, simultaneamente, como performativo e de ação social, constituindo ainda, uma importante ferramenta para a construção e descoberta pessoal. Interessa-se especialmente por temáticas relacionadas com questões da memória e identidade, coletiva ou individual.
Enquadrado nessa plataforma, destaca o projecto performativo, com fotografia “à la minute”, “A Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo”, através do qual tem atuado regularmente, em modo itinerante, nos mais diversos eventos, públicos ou privados, com uma câmara fotográfica de caixa de madeira e revelação das imagens P&B, no seu interior, por processos químicos.
[ A Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo ] [ Oferta formativa ]