Acções didáticas com fotografia à la minute

Introdução



Como parte integrante do projecto performativo com fotografia à la minute “A Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo”, realizamos diversos tipos de acções didáticas com objetivos e públicos variados.

Acção didática: O Fotógrafo Vai à Escola

Porque é que se vê ao contrario?
 Porque é que as fotografias estão na água? Estão sujas?
E como é que ficam no papel? E porque é que ficam sem cores?




Munidos da nossa câmara fotográfica à la minute, realizamos diversas actividades de demonstração, em escolas do Ensino Básico e Secundário.
Numa linguagem adaptada às faixas etárias em causa, é explicado o processo de revelação química das imagens, assim como a importância do retrato como apoio à formação e validação de memórias assim como de identidades.

Acções e projectos de arte relacional
 (com fotografia à la minute)

Acção: work In Project
Auto-retratos/encenações: Miguel Almeida; Margarida Cunha; Rita Antunes

Sessões de retrato fora da caixa
Nestas acções, trabalhamos a noção de auto-retrato ou auto-representação, recorrendo a técnicas criativas inspiradas no método surrealista denominado “Cadavre Exquis”, com a finalidade última de compor uma história visual coletiva.
Partimos de uma pequena colecção de objectos e adereços de vestuário estranhos ou pouco comuns, que podem ser fornecidos (ou que os participantes possam trazer), e deixamos que a criatividade faça o resto. 

De modo paralelo, são transmitidas algumas noções técnicas básicas de iluminação, exposição, revelação, e da história deste processo fotográfico.

Acção: E Tudo No Tempo Parou

O desafio de registar a passagem do tempo através de um retrato, faz parte da espinha dorsal deste projecto de características intimistas. 

Como objectivo primeiro destas sessões, pretendemos seguir uma lógica de arte relacional, onde, de uma forma muito simples, a pessoa retratada é convidada a experienciar um pequeno momento de confronto (silencioso), com a sua própria vida. 

Assim, além do registo da experiência vivida, a imagem final torna-se num registo de toda uma vida, num só retrato.

Acção: A Nossa Família (construção de memórias)

Numa época em que tudo é partilhado à velocidade de poucos cliques…
E onde nada permanece…
Quantos de nós ainda se lembram dos antigos álbuns de família?

 Nesta actividade propomos orientar as pessoas interessadas numa viagem pelas suas memórias ou pela construção do que elas poderiam ser.